Marcadores:

Você sabe o que é Mídia Exterior?


         A expressão “mídia exterior” deriva da tradução do inglês “outdoor advertising” (que, ao pé da letra, significaria Propaganda “da porta pra fora”, como nos diz José Carlos Vernezzi). A mídia exterior tem suas variantes, tanto no nome, quanto nos meios que pode ser utilizada. Quanto ao nome, também é conhecida como “publicidade ao ar livre” ou “mídia externa”.

           Mídia exterior viria a ser, portanto, os meios de comunicação visíveis em um espaço público – por isso sua massiva utilização no espaço urbano - e aqueles utilizados para veicular informações publicitárias, ideias e produtos. Porém, nem tudo o que está no espaço urbano, comum e público é considerado uma mídia exterior. Placas de trânsito, pichações, grafites e painéis de orientação, por exemplo, compartilham o espaço com as mídias externas; porém, como não são veículos de informação publicitária, não se enquadram na categoria de mídia exterior.

            Podemos dividir a mídia exterior, essencialmente, em três grandes grupos: outdoors, painéis e mobiliário urbano.


Na próxima postagem sobre mídia exterior, vamos explicar o grupo dos Outdoors.

Aguarde e confira!

1 comentários:

  1. Mídia Home disse...:

    Referências Bibliográficas:

    MENDES, Camila Faccioni. Mídia exterior, paisagem urbana e transmissão de mensagens. In: Paisagem urbana: Uma Mídia Redescoberta. São Paulo: Senac São Paulo, 2006. 33 páginas.

    VERONEZZI, José Carlos. Mídia exterior. In: Mídia de A a Z. 2ª Edição. São Paulo: Flight Editora, 2005. 9 páginas.

Postar um comentário