Marcadores:

32 folhas? Isso é um Outdoor!



            Normalmente composto por cartazes, com 32 folhas normais ou com 16 que medem o dobro do tamanho da tradicional, coladas num fundo de chapa de zinco (a chamada tabuleta). Seu tamanho é, normalmente, de 8,8m x 2,9m. O preço de veiculação pode ser mais caro conforme a localidade e os recursos utilizados – por exemplo, a utilização de iluminação nas tabuletas.

            Segundo José Carlos Vernezzi, há dois materiais utilizados na produção dos cartazes: o Neopaper e o Wetpaper. O primeiro é feito com o papel sintético chamado de YUPO, à prova d’água, não deforma, não rasga e pode ser feito, pelo mesmo custo, já no tamanho da tabuleta. O segundo é feito com um papel chamado de Blue Back, não é rugoso e não rasga. É impresso digitalmente sobre somente uma única folha (ou seja, sem emendas) e tendo o mesmo custo. É afixado com cola especial e permite, por ser impresso de modo digital, vários motivos distintos.

            Existe uma associação de empresas de outdoors chamada Central de Outdoor Hoje, a Central de Outdoor é o mais forte representante do setor no país. Fornecem um suporte legal, operacional e inclusive mercadológico junto aos afiliados. Em seu site, existe um “mapa de cobertura”, onde, pela região e pela cidade, você conhece alguns dos afiliados, seus representantes, telefones e e-mails para contato, além de informações sobre a exibidora. Também há a disponibilização do “mapa de cobertura” para download no formato pdf para os interessados.

            Fiquem agora com alguns exemplos de Outdoors:

3 comentários:

  1. Silvia Zampar disse...:

    Excelente o post.
    Canso de ver em sites e blogs por ai o pessoal chamando tudo de outdoor (como é no exterior), mas não aqui no Brasil

  1. Mídia Home disse...:

    Olá, obrigado por passar por aqui!

    Então, fizemos uma mega pesquisa para realmente sanar esta dúvida.

    Só para constar, nossa referência bibliográfica para este post foi: VERONEZZI, José Carlos. Mídia exterior. In: Mídia de A a Z. 2ª Edição. São Paulo: Flight Editora, 2005. 9 páginas.

  1. Gisele disse...:

    Parabéns! Adorei de novo. O texto está ótimo. Bem explicado, objetivo e a chamada ficou de profissa. Valeu

Postar um comentário