Marcadores:

Afinal o que é Mídia Alternativa?

Atualmente, nos encontramos diante de uma nova geração, que consome mídia de um jeito diferente. Os hábitos de mídia mudaram com a tecnologia e a interatividade das mídias. O consumidor não quer mais ser passivo, ele quer participar, editar, criar e divulgar sua própria mensagem. Exemplos disso não faltam na internet através de blogs, Youtube, Twitter etc. e na TV através dos realities shows, envio de vídeos para programas, participação de quiz de perguntas valendo algum prêmio através do celular etc.
 É nesse sentido que entra a mídia alternativa, construída pela demanda de um novo perfil de consumidor, que consome mídia de um jeito diferente. O conceito de mídia alternativa a rigor não existe. Foi criado na segunda metade do século XX para se nomear os canais ou veículos de comunicação não tradicionais. Nessa perspectiva, tudo que não fosse jornal, revista, rádio ou televisão passou a ser denominado de mídia alternativa, conotação que infelizmente tornou-se depreciativa por conta de um consenso no sentido de que essas formas de mídia eram apenas complementares. Tinha sentido essa descriminação no contexto de época, já que o marketing recomendava a mídia de massa como a melhor estratégia. Contudo, o conceito de comunicação integrada e a expansão do mix do marketing tradicional resgatou o valor da mídia alternativa.
Se prender a atenção da audiência está mais difícil, é importante perguntar onde pousam os olhos do público. Potencialmente, qualquer lugar para o qual olhemos conscientemente por mais de um ou dois segundos é passível de receber uma mensagem publicitária. Pode ser a tela do celular, maçanetas de portas e carros, os botões do elevador, o guardanapo de um restaurante, ou na escada rolante de um shopping. 



        Além de serem, em geral, mais baratas, as mídias alternativas se destacam por não concorrerem com outros anunciantes, e por conseguirem burlar o filtro de propaganda. A mídia alternativa consiste na utilização de espaços ainda não utilizados pela publicidade e é caracterizada por seu baixo custo assim como pelo impacto do target em momentos de descontração, o que auxilia na absorção da mensagem.


Ela consegue se adaptar facilmente a qualquer espaço, por mais impossível que pareça: chão, escadas rolantes, espaços no banheiro e até catracas. A mídia alternativa, além disso, é indefectível no que diz respeito à mobilidade do consumidor, pois não se prende mais às casas com aparelho televisor, aos espaços dos jornais, mas está em todo e qualquer lugar.
Nas próximas postagens vamos mostrar as mais variadas e criativas mídias alternativas, confira!

2 comentários:

  1. Gisele disse...:

    Também ótimo! Só gostaria de saber a fonte...

  1. Mídia Home disse...:

    As referências dessa pesquisa são:

    http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/artigos/242.html
    http://portaldacomunicacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=16295
    http://casadogalo.com/onde-seus-olhos-pousarem
    http://casadogalo.com/o-texto-colaborativo-da-casa-do-galo
    http://escrevendopublicidade.blogspot.com/2009/12/tendencia-de-uma-midia-ja-nao-tao.html
    http://www.artigonal.com/multimidia-artigos/midias-alternativas-e-a-conquista-da-atencao-a-nova-realidade-das-midias-1453006.htm

Postar um comentário