Marcadores:

Cinema - A evolução Tecnológica

Logo após a criação da fotografia o homem sentiu necessidade de captar imagens em movimento, para que fosse possível houve uma série de estudos e criações de aparelhos que contribuiriam posteriormente para o meio cinematográfico.

Veja abaixo esses aparelhos:

Fenacistoscópio – Para que várias imagens fixas dêem sensação de movimento, é necessário medir a persistência retiniana, que é a fração de tempo em que uma imagem fica fixa na retina. Com isso, em 1832 um físico belga chamado Joseph-Antoine Plateau inventa um aparelho que nada mais é, do que um disco com várias imagens desenhadas em posições diferentes. Ao girar o disco elas adquirem movimento, criando uma ilusão de movimento.


Praxinoscópio – Criada em 1877 pelo francês Émile Reynaud e tendo origem com apenas uma caixa de biscoitos e um único espelho, esse aparelho é aperfeiçoado depois em fitas transparentes que tem como objetivo projetar na tela imagens desenhadas. É um sistema complexo de espelhos que permite efeitos de relevo. A realização de truques dando a sensação de movimento, se dá pela multiplicação das figuras desenhadas e da adaptação de uma lanterna de projeção.



Fuzil fotográfico – Fisiologista francês, Ètienne-Jules Marey cria em 1878 o fuzil fotográfico: um tambor forrado por dento com uma chapa fotográfica circular. Basedo na experiência de Edward Muybridge, que ao querer registrar o movimento do galope do cavalo, posiciona 24 máquinas fotográficas interligadas por fios, intervalados ao longa de uma pista de corrida, e com a passagem do cavalo, esse fios são rompidos, desencadeando o disparo sucessivo dos obturadores, gerando 24 fotos consecutivas.





Cronofotografia – O mesmo pesquisador Ètienne-Jules Marey cria em 1887 a cronofotografia, que é a fixação fotográfica de várias fases de um corpo em movimento, dando a ilusão de vôos de pássaros, que é a base do cinema.


                                         



Cinetoscópio – O norte-americado Thomas Alva Edison cria em 1890 o filme perfurado. Ele é o pioneiro a rodar uma série de curtas em seu estúdio. Mas esses filmes não são projetados em tela e sim no interior de uma máquina, só poderia ser visto uma pessoa de cada vez. 


Cinematógrafo – Movido a manivela e utilizando negativos perfurados, os irmãos Auguste e Louis Lumière idealizam o cinematógrafo em 1895. Criando uma espécie de filmadora, ela substitui as várias máquinas fotográficas para registrar o movimento. O cinematógrafo torna possível, também, a projeção das imagens para o público. É graças ao nome desse aparelho que os filmes visualizados por muitos expectadores, passou a ser usado em todas as línguas. (cinema, cine, etc.)

A primeira sessão pública de cinema aconteceu em Paris, com cerca de 33 espectadores os irmão Lumière iniciam uma das mais fantásticas criações humanas o Cinema. Com o Filme "L'arrivée d'un train en gare de la Ciotat", algo como " A chegada de um trem em La Ciotat" o cinema ganha pela primeira vez a atenção de seletos espectadores.




No próximo post teremos por aqui a história do cinema e suas técnicas.
Aguardem.



0 comentários:

Postar um comentário