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Como chamar a atenção? Painel é uma ótima opção!


            Este tipo de mídia exterior possui muitas variáveis, sendo estas as mais conhecidas: painel tradicional, backlight, frontlight, triedro, painel eletrônico, painel luminoso, empena, busdoor, entre outros.


            O painel tradicional (acima) pode ser aplicado tanto em ambientes urbanos quanto em rodovias, existindo, para ambos, margens de segurança a serem cumpridas. Os painéis urbanos podem ser instalados em topos dos edifícios, em terrenos sem edificações ou junto aos outdoors. Os anúncios são pintados sobre uma superfície de chapas, madeira ou outro material e é montado sobre uma estrutura de madeira ou metal, podendo possuir diversos formatos e tamanhos. Os painéis rodoviários possuem a manutenção das características dos urbanos, mas também nota-se a necessidade de medidas maiores, uma vez que terá de ser visto de longe pelos motoristas. Custo menor e mais tempo de exposição devido aos terrenos baratos e à concorrência pequena. Enquanto o urbano precisa de altura para ser visto, o rodoviário não, uma vez que a prioridade é o tamanho. Os dois tipos costumam serem painéis pintados à mão e os contratos têm duração mínima de 1 ano, tendo em vista a diluição de custos.

            No caso do backlight, o anúncio é impresso em ploter (impressão que permite qualidade fotográfica, podendo ser realizada em tecido, vinil, papel, etc) sobre uma tela de lona translúcida (para que a luz vinda das lâmpadas de trás, durante a noite, possa passar), podendo ter mais de 3 metros de largura e possibilitando impressões sem emendas com mais de até 30 metros de comprimento. Durante o dia, a tela tem uma qualidade fantástica e, durante a noite, ela recebe a iluminação feita por trás, com as lâmpadas fluorescentes que são colocadas dentro de uma caixa metálica.


            O frontlight permite que o anúncio seja impresso em lona ou pintado em chapa metálica. É afixado sobre base semelhante às tabuletas de um outdoor, uma vez que não há a necessidade da caixa metálica para as lâmpadas, como no backlight. É mais utilizada do que o backlight, por vários quesitos: iluminação é melhor; a lona fica mais rígida sobre a estrutura, fazendo com que o vento não a faça oscilar ou rasgar, além de facilitar a troca de lâmpadas queimadas.


            O triedro (acima) possui o mesmo formato e forma de comercialização que o outdoor, porém seu fundo é feito por placas longas em formatos de triedros, com três faces, onde, com as faces sincronizadas, mostram um anúncio para o espectador. Promove um rodízio entre três anunciantes em um mesmo ponto.

            O painel eletrônico (acima) possui uma forma de comercialização bem versátil e, dentre os meios de mídia exterior, é o que possibilita maior rapidez em colocar o anúncio no ar. Aceitam o período de veiculação mínima de 1 mês ou menos. Os pontos negativos resumem-se ao fato de as mensagens terem de possuir entre 5 e 15 segundos no máximo, para que os motoristas, passageiros e pedestres consigam ver a mensagem em sua totalidade enquanto passam por aquele ponto.
            O painel luminoso ou os também chamados “luminosos” são conhecidos como as estruturas que ficam nos topos de prédios (como vemos acima, com a propaganda da Martini), feitos com lâmpadas de neon com grande variedade de cores e que simulam movimentos por meio da sincronização. É considerada a instalação mais cara e mais demorada devido ao difícil acesso e à configuração sob medida, além da própria estrutura que o compõe. Isso, é claro, encarece os negócios, além de os contratos de veiculação serem de, no mínimo 2 anos, para que haja a diluição nas despesas. Pela foto conseguimos ver também, a união de duas mídias externas sendo utilizadas em um edifício: a empena-cega e o painel luminoso.

            Empena ou “empena cega” é o painel encontrado nas laterais dos prédios. Podem ser pintados diretamente na parede, sobre chapas de metal ou ainda impressos em ploter em telas de lona, que serão estendidas e afixadas na parede dos prédios. Em todos os casos, podem ou não ser iluminados. Os contratos de veiculação costumam ser de 1 ano.

            Por fim, o busdoor possui grande procura devido ao seu formato retangular que permite que os motoristas, pedestres e passageiros consigam ter uma boa visualização do anúncio. Possui preço menor do que o outdoor e alguns alegam ter mais visibilidade, devido à circulação do ônibus por vários pontos da cidade.

Agora pode dizer que entende tudo de Painéis, não é? :)

2 comentários:

  1. Gisele disse...:

    Sim, com certeza!:)
    Tem que colocar a fonte heim?!

  1. Mídia Home disse...:

    Referência Bibliográfica:

    VERONEZZI, José Carlos. Mídia exterior. In: Mídia de A a Z. 2ª Edição. São Paulo: Flight Editora, 2005. 9 páginas.

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