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Investimentos em Mídia Exterior


             De acordo com dados divulgados pelo Ibope Monitor os investimentos em publicidade no Brasil saltaram 16% em 2011 na comparação com o ano anterior.  Dentre as mídias não houve grandes variações, já que a TV aberta continua com sua participação de 53% no bolo total, o que corresponde a R$ 46,4 bilhões, Jornal perdeu um ponto e ficou com 20% (R$ 17,5 bi). A terceira e quarta posição se inverteram em relação a 2010: revistas e TV por assinatura repetem os 8% do ano anterior, porém, o meio eletrônico passa a ter leve vantagem frente ao impresso: R$ 7,4 bi contra R$ 7,2 bi recebidos em investimento. A internet passou de 4% a 6%, recebendo R$ 5,4 bilhões - contabilizando aqui apenas formatos display. O rádio aparece em seguida com 4%, mesma fatia de 2010, agora com R$ 3,6 bilhões recebidos, enquanto o mobiliário urbano angariou R$ 446 milhões, o que corresponde a aproximadamente 1% do valor total. cinema (R$ 342 milhões) e outdoor (R$ 122 milhões) tiveram menos de 1% da fatia.
             Entre as divisões dos setores da economia que mais investiram, o de Comércio e Varejo continua amplamente na frente, representando 22% do volume total: R$ 19,1 bilhões. A divisão de Veículos, Peças e Acessórios aparece no segundo posto, com 9% (R$ 8,1 bi), enquanto Higiene Pessoal e Beleza (R$ 7,4 bi) empatam tecnicamente com Serviços ao Consumidor (R$ 7,3 bi), ambas com 8% de participação. Completam a lista dos 10 setores que mais investiram Mercado Financeiro e Seguros (7%, R$ 6,4 bi), Cultura, Lazer, Esporte e Turismo (6%, R$ 4,9 bi), Bebidas (5%, R$ 4,8 bi), Mídia (5%, R% 4,4 bi), Serviços Públicos e Sociais (5%, R$ 4,1 bi) e Telecomunicações (5%, R$ 4 bi).
             As casas Bahia segue como maior anunciante, mas chamaram as atenções a alta de 35% nos investimentos da Unilever, segunda colocada, e a subida da Reckitt Benckiser da oitava para a quarta colocação, ficando atrás da Ambev e à frente da Hyundai Caoa, que reduziu os investimentos e caiu da terceira para a quinta posição. A Cervejaria Petrópolis também ampliou bastante seus investimentos, atingindo o sexto lugar (era décimo segundo em 2010). Caixa, Volkswagen, Procter&Gamble e Fiat fecham o Top Ten.

             Já as praças com maior crescimento foram Interiores de São Paulo, Fortaleza e Brasília, com altas de 22%, 20% e 19%. Dentre os setores da economia, Varejo continua na liderança com 22% de participação, mas o destaque ficou por conta de Higiene Pessoal e Beleza, que foi da quinta para a terceira colocação e os veículos terminam em segundo novamente, e Serviços ao Consumidor e Mercado Financeiro e Seguros perderam espaço no ranking para Higiene.

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