Marcadores:

Mídias Socias - A Evolução


          Conceituando a Mídia Social

Mídia Social é uma mudança na maneira como as pessoas compartilham informações, notícias e conteúdos. É uma fusão social e tecnológica, transformando o que até então era um monólogo em um diálogo.
         Ela é a democratização do conteúdo e da compreensão do papel que as pessoas desempenham no processo de leitura, não somente divulgar informações, mas também compartilhar e criar conteúdos para que outras pessoas possam compartilhar e usufruir.

A História e Evolução

Sabia que as Mídias Sociais surgiram muito antes da internet? Lembrando que aaqui serão listados apenas as mídias sociais que firam mais relevantes, porque, na verdade, existem (e existiram) muitas. Vamos lá!

Há 2 milhões de anos antes de cristo, como forma de sobrevivência ao ambiente que oferecia riscos e também para a sua reprodução, os humanos se organizavam em grupos, originando, assim, a primeira forma de rede social.
Já há 500 anos A.C surgiram os primeiros serviços postais que permitiam a comunicação a distância. Depois disso, em 1890, a comunicação a distância evoluiu para algo mais rápido e interativo, foi inventado, então, o telefone.
Muitos anos mais tarde, após o aprimoramento dos computadores, em 1971, aconteceu a interação entre dois computadores. Logo depois, em 1978 o primeiro Black Board System se torna online. Em sua origem, eles foram hospedados nos PC's e os usuários tinham que discar através de um modem hospedeiro. Já em 1988, o IRC (Internet Relay Chat) foi desenvolvido e usado para compartilhar arquivos, links e para manter contato.
           Quando chegam os anos 90 nasce o GeoCities que tinha o conceito de permitir que os usuários criassem seus próprios websites agrupados em cidades. Em 1996, surge o famoso ICQ, programa de troca de mensagens instantâneas que durou muito tempo, mas que  teve seu sucesso abalado pela entrada do MSN Messenger. Em 97 foi lançada a Six Degrees que foi chamada de umas das primeiras redes sociais modernas, permitindo aos usuários criarem perfis e adicionarem outros usuários como amigos. Neste mesmo ano foi criado o AOL Instant Messenger.

Em 1999, surge o Napster que permitia o compartilhamento de músicas em mp3 diretamente dos computadores dos usuários e o Blogger que foi uma das primeiras ferramentas dedicadas à publicação de blogs.
Em 2000 a Internet floresce mais, fazendo com que todo o mercado oferecesse diversas opções. Em 2001 suerge  a Wikipedia, a mior enciclopédia online do mundo. Em 2002 é lançado Frienster, o pioneiro das redes sociais na Internet, que conseguiu 3 milhões de usuários nos 3 primeiros meses. Cerca de 1 a casa 126 usuários da época. Em 2003 foi lançado o Myspace (que se tornou em 2006 a rede social mais popular do mundo), o Plaxo (a maior agenda de contatos online), o Linkedin (umas das primeiras mídias sociais dedicadas aos negócios), Hi5 e o Second Life.
         Em 2004, o Facebook é lançado, originalmente como um meio de conectar estudantes universitários. Neste mesmo ano o Flickr, site para compartilhamento de fotos e o Orkut, a primeira grande rede social que deu certo no Brasil, foram criadas.

Já em 2005 o Youtube foi o primeiro grande site de hospedagem e compartilhamento de vídeos. Facebook expande seu serviço para outras universidades. Um ano depois é criado o Twitter que é um microblog onde se pode escrever textos de até 140 caracteres, neste ano o Facebook se torna ma rede social aberta e abre as portas para as empresas. Em 2007 surge o Tumblr, um serviço de blog mais ágil e simples, que vem crescendo muito nos últimos anos. Já 2008 foi um ano de vitória para o Facebook, porque ele supera o Myspace como a maior rede social do mundo.

Em 2009, o foursquare foi lançado e disparou como mídia social mais popular de geolocalização. Neste mesmo ano, foi lançado o Formspring.me que é uma mídia social para receber perguntas e respondê-las. Em 2010, o Google lança o Google Buzz, rede social integrada com o seu serviço de email, com objetivo de conseguir o seu pedaço no mercado.
           E finalmente, em 2011, o Linkedin começa a vender suas ações em uma oferta pública inicial e também neste ano a mídia social Spling é lançada. Essa mídia é uma interseção entre rede social e o serviço de microblogging com foco no entretenimento. Nos primeiros quatro dias o site conseguiu 5000 visitantes únicos e 125000 page views. Como resultado, foi considerada uma das mídias sociais com cresciemento mais rápido após o seu lançamento. Com a rapidez das novidades virtuais, mal se pode esperar por uma nova mídia que ganhará o gosto dos internautas.

0 comentários:

Postar um comentário