Marcadores:

A evolução da Mídia Exterior

Como já vimos no conceito e história, Mídia Exterior é toda ação promocional que se encontra nas ruas e uma das que mais cresce. Usaremos a já existente divisão da mídia exterior (outdoor, painéis e mobiliário urbano) para mostra a sua evolução.


O Outdoor inicialmente é formado por 16 a 32 cartazes colados em uma placa de zinco, com medida padrão de 8,8m x 2,9m (padrão Brasil). Com o avanço das novas tecnologias e o aumento da demanda, o outdoor ganhou novas características como o Neopaper, um cartaz sintético à prova d’água, que não deforma, não rasga e é reciclável e o cartaz Wetpaper não rasga, não apresenta rugas e com uma única folha e capaz de cobrir um outdoor inteiro eliminando as emendas. Outra característica que inovou os outdoors são as tabuletas sobrepostas chamadas de aplique, podendo atingir até 30% a mais da área do outdoor possibilitando um maior destaque e visibilidade ao anúncio.


O Painel, originalmente tem duas classificações, urbano e rodoviário. Diferente do outdoor, o painel não tem tamanho específico, muito menos formato. No começo os painéis eram pintados sobre superfícies rígidas e montados sobre estruturas de madeira ou metal, praticamente um trabalho artesanal. A evolução permitiu uma maior mobilidade para os painéis podendo ser eliminado o uso de uma base passando para aplicações nas laterais dos prédios e deixando às vezes de ser pintado, aplicando, por exemplo, o anúncio em lona e ploter.



A evolução do painel também trouxe outros e mais alguns; o Backlight produzido em material translúcido; o Frontlight tem uma iluminação feita pela frente possibilitando sua fixação em bases semelhante as de outdoor. Outro benefício do frontlight é a possibilidade de usar estruturas móveis; o Tiedro também tem uma base semelhante ao outdoor possibilitando três anúncios diferentes em um único espaço; o Painel eletrônico, feito na década de 70 possuía somente uma cor de lâmpada enfileirada. Hoje, com o surgimento das leds - a manutenção foi minimizada e a qualidade mais próxima da TV; o Luminoso são estruturas luminosas colocadas no topo de prédios sem muita alteração no decorrer do tempo.


Outros tipos bem interessantes de painel são a Empena e o Busdoor - esses mais recentes estão presentes por todo lado da cidade. A empena são aqueles enormes anúncios colocados nas laterais dos prédios, já o Busdoor, quem nunca viu? São aqueles espaços atrás do ônibus podendo o anuncio ocupar a traseira inteira do mesmo.


O Mobiliário Urbano se inova a cada dia e é uma forma de divulgação bem recente, podendo ser considerada toda peça instalada em local público. Alguns tipos de mobiliário urbano são: Abrigo de ônibus, banco de praça, totem, relógios com temperatura, etc.


Referências Bibliográfica:
VERONEZZI, José Carlos. Mídia exterior. In: Mídia de A a Z. 2ª Edição. São Paulo: Flight Editora, 2005.
http://lafora.com.br/. Acessado dia 23/03/2012. http://midiadados.digitalpages.com.br/home.aspx. Acessado dia 23/03/2012.

0 comentários:

Postar um comentário