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Evolução do Cinema Brasileiro




De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), os responsáveis pelas vendas de publicidade no cinema têm ótimos motivos para ficarem otimistas, o número de espectadores em 2010 foi o maior desde 1982. Mais de 134 milhões de pessoas estiveram no cinema, uma das explicações seria a boa aceitação dos filmes em 3D, outro ponto de destaque é o sucesso do Tropa de Elite 2 (Recorde de público desde Dona Flor e Seus Dois Maridos). Além de oferecerem pacotes e modelos mais criativos, os representantes do setor procuram divulgar os diferenciais do meio:

Vantagens

Impacto: 

Os espectadores estão confortavelmente sentados em suas poltronas com a atenção toda voltada para a tela.



Memorização: 
A mídia em cinema tem uma taxa de memorização muito elevada, chegando a 70%. Outros meios raramente ultrapassam 20%.

Baixo Custo: 
O custo acessível tanto na produção como na veiculação torna a mídia em cinema um meio de comunicação barato e eficiente.




  10 MAIORES ANUNCIANTES - CINEMA  (2010)

  Anunciante (R$ 000)
  
  COCA-COLA 9.220

 AMBEV 6.785
   
 JOHNSON & JOHNSON 4.609

 PEPSICO 4.470
  
  IG 4.406
   
  UNILEVER BRASIL 3.089

  ITAÚ 2.567

  NATURA 2.416

 NEXTEL 1.491

 TIM BRASIL 1.439




Depois de anos vagarosos e sucessos esporádicos o cinema brasileiro está amadurecendo, conquistando espaço nas salas de cinemas e batendo recordes de números. Só no ano de 2011 foram vendidos 141,7 milhões de ingressos. Isso demonstra um interesse da população brasileira que está começando a ver um cinema mais profissional e organizado. Trocas de informações com outros países e intercâmbios de atores e diretores ajudam a alavancar um setor que só ano passado teve um faturamento de R$ 1,4 bilhão.
Mas parece que esses números ainda não são vistos com bons olhos pelos profissionais de mídia. Apesar de tamanho crescimento de público o investimento publicitário reduziu em relação aos outros anos, ficando com só 0,30% dos investimentos em mídias publicitárias.  
Cabe aos consultores de mídia observar o crescente aumento de público no cinema brasileiro. Saber trabalhar e se conscientizar da importância de um bom merchandising, é de fundamental importância para uma boa utilização do cinema como mídia publicitária.   


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